Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

Sapateado para deficientes visuais

Sapateado americano é uma modalidade de dança que se faz através de ritmos e sons produzidos por movimentos de pernas e pés, com o auxílio de plaquinhas de metal parafusadas nos sapatos. Acredito que pode ser uma experiência significativa, para proporcionar novas sensações, possibilidades, emoções, aprendizagens, às pessoas com deficiência visual. Ao tratarmos de pessoas com deficiência visual devemos partir do princípio que elas são seres humanos dotados de capacidades e potencialidades, como quaisquer outros. Possibilitar-lhes a vivência com a dança e, em especial com o sapateado, é referendar uma oportunidade que poderá lhes desencadear inúmeros benefícios.

 Nosso corpo é nossa comunicação e linguagem com o mundo, por ele nos fazemos existir e podemos nos manifestar através dos movimentos.
A pessoa com deficiência visual, a partir do contato com o sapateado, poderá ter maiores chances de se conhecer e se perceber que é corpo em movimento, na interrelação consigo, com o outro e com o mundo, sendo que através da dança ela poderá explorar e usufruir das suas capacidades e potencialidades rítmicas, de coordenação motora, de equilíbrio, entre outras, numa vinculação direta com o espaço, com o tempo, com a expressão, com a arte e com outros aspectos que o dançar pode propiciar a partir da sua prática.
A falta de motivação visual pode implicar em pouca mobilidade na vida cotidiana, menor atividade física na infância e adolescência e superproteção. As crianças que não forem estimuladas dificilmente irão se movimentar sozinhas e com número reduzido de experiências é possível que apresentem atraso no desenvolvimento, tais como dificuldades de coordenação geral, controle corporal, equilíbrio estático e agilidade, ocorridos devido à falta de estimulação e de informação.
A construção da noção espaço-tempo ocorre através da motivação do toque, pela busca do espaço e essa construção vai depender de suas vivências corporais, do conhecimento de si e do outro, e do significado que as pessoas e os objetos adquirem.
A aprendizagem está presente em todas as fases da vida, que é um constante aprendizado.
As aulas para deficientes visuais são às quartas e sextas das 15h às 16h.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participem do blog com opiniões, comentários, etc.
Um abraço e sejam bem vindos.