Páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Centro de Convenções lotado viveu “Uma Noite em Nova York” no sábado.


Alunos do Studio de Dança Irany Sguillaro levaram ao palco números inspirados em Musicais e Sucessos do Cinema.

Sapateado, Jazz e Ballet ao som de trilhas sonoras de sucessos do cinema e do teatro. O Centro de Convenções Victor Brecheret recebeu no último sábado, dia 04 de dezembro, uma maratona de apresentações dos alunos do Studio de Dança Irany Sguillaro. Foram duas sessões lotadas (17hs e 20h30), com plateias lotadas formadas principalmente por pais e familiares dos quase 100 alunos da escola.

O clima de festa começou bem antes das apresentações no auditório. Jovens músicos da Big Band recebiam os convidados com um animado pocket show no hall do Centro de Convenções.
Victor Mas (Trombone), Junior Fonseca (Eufonium), Gustavo Tafuri (Percussão),
Rômulo Miranda (Tuba), Michel Castori (Trombone). Sob as coreografias de Irany Sguillaro, Marcela Sguillaro Rubo, Letícia Turela e Márcio Brajon, os alunos apresentaram mais de 20 números durante quase de 3 horas de shows, divididos em dois atos. “Uma noite em Nova York” contou ainda com artistas convidados: músicos, bailarinos e cantores.

A cada nova apresentação, a plateia se agitava. Pais e familiares não se continham e davam gritos de incentivo às crianças e adolescentes que subiam ao palco.
Evento também arrecadou alimentos para instituição beneficente

David Prado

domingo, 24 de outubro de 2010

Uma noite em Nova York

Festival anual do Studio que ocorrerá dia 4 de dezembro no Centro de Convenções - Atibaia.
Serão 2 sessões: 17h e 20h30
Entrada franca com 1kg de alimento não perecível para doação
Convites no local do evento até que esgotem os ingressos
Convidados especiais, tais como, Magda Jarussi, músicos da Big Band, bailarinos e grupos de dança.

Festival 2010 - Apoiadores







domingo, 12 de setembro de 2010

Sapateado para deficientes visuais

Sapateado americano é uma modalidade de dança que se faz através de ritmos e sons produzidos por movimentos de pernas e pés, com o auxílio de plaquinhas de metal parafusadas nos sapatos. Acredito que pode ser uma experiência significativa, para proporcionar novas sensações, possibilidades, emoções, aprendizagens, às pessoas com deficiência visual. Ao tratarmos de pessoas com deficiência visual devemos partir do princípio que elas são seres humanos dotados de capacidades e potencialidades, como quaisquer outros. Possibilitar-lhes a vivência com a dança e, em especial com o sapateado, é referendar uma oportunidade que poderá lhes desencadear inúmeros benefícios.

 Nosso corpo é nossa comunicação e linguagem com o mundo, por ele nos fazemos existir e podemos nos manifestar através dos movimentos.
A pessoa com deficiência visual, a partir do contato com o sapateado, poderá ter maiores chances de se conhecer e se perceber que é corpo em movimento, na interrelação consigo, com o outro e com o mundo, sendo que através da dança ela poderá explorar e usufruir das suas capacidades e potencialidades rítmicas, de coordenação motora, de equilíbrio, entre outras, numa vinculação direta com o espaço, com o tempo, com a expressão, com a arte e com outros aspectos que o dançar pode propiciar a partir da sua prática.
A falta de motivação visual pode implicar em pouca mobilidade na vida cotidiana, menor atividade física na infância e adolescência e superproteção. As crianças que não forem estimuladas dificilmente irão se movimentar sozinhas e com número reduzido de experiências é possível que apresentem atraso no desenvolvimento, tais como dificuldades de coordenação geral, controle corporal, equilíbrio estático e agilidade, ocorridos devido à falta de estimulação e de informação.
A construção da noção espaço-tempo ocorre através da motivação do toque, pela busca do espaço e essa construção vai depender de suas vivências corporais, do conhecimento de si e do outro, e do significado que as pessoas e os objetos adquirem.
A aprendizagem está presente em todas as fases da vida, que é um constante aprendizado.
As aulas para deficientes visuais são às quartas e sextas das 15h às 16h.























Um pouco sobre Sapateado

Muito mais do que uma simples dança, o sapateado exige técnica, agilidade e coordenação motora. Seus movimentos produzem não só coreografia, mas também som e musicalidade.

O sapateado é uma expressão de dança diferente de todas as outras. Nós sapateadores, temos um recurso a mais para explorar na dança, que é o som produzido pelos nossos pés. Por isso, o sapateado vai muito além da dança. Ele é também percussão e música e trabalha a expressão corporal.
O sapateado melhora a coordenação motora, o equilíbrio, dá mais agilidade e faz com que a pessoa ganhe ritmo.

Além disso, como toda dança, o sapateado deixa a pessoa mais desinibida e faz um bem para a autoestima.
 A dança tem um poder incrível! Ela te deixa mais leve, de bem com você mesma e muito mais feliz!
E se engana quem acha que sapatear se resume a mexer com os pés. De fato sapatear exige muita coordenação motora dos membros inferiores. Em turmas avançadas, os alunos conseguem bater o calcanhar e a ponta dos pés no chão quase que ao mesmo tempo. Mas o sapateado não se resume a isso. Nas coreografias também movimentamos muito os braços. É uma dança bastante dinâmica em que mexemos o corpo todo, explica a professora Irany.

O sapateado pode parecer uma dança difícil, mas, segundo Irany, é possível pegar rápido os passos.
E o segredo do aprendizado é simples. Basta se matricular nas aulas de sapateado e se dedicar bastante. A energia do sapateado transforma a vida de qualquer pessoa. É contagiante e inexplicável! Quem começa a praticar, nunca mais quer parar.

























Ensaio fotográfico com Leonel Santos

ENSAIO FOTOGRÁFICO – LEONEL SANTOS


Conforme convite/comunicado enviado aos alunos, a equipe Leonel Santos do Paraná realizará um ensaio fotográfico com todos os alunos nos dias 15 e 16 de setembro das 15h às 20h na sala de aula do Studio, onde será montado um cenário de dança.

As alunas deverão vir com cabelo pronto de casa (cóque com gel, maquiadas, sapatilhas e/ou sapatos de sapateado, se quiserem poderão trazer fantasia ou uniforme para tirarem as 4 fotos).

O valor das fotos e pôsteres deverão ser tratados com o próprio fotógrafo na data acima. O Studio não se responsabilizará pelos pagamentos e encomendas.

Será obrigatório a presença dos alunos, porém os pais não terão compromisso de comprarem as fotos.

Para conhecerem o trabalho entrem no site: www.leonelsantos.com.br

domingo, 29 de agosto de 2010

Valsa - Aula de Dança de Salão

1 de setembro - dia da bailarina

"A BAILARINA"



Esta menina


tão pequenina


quer ser bailarina.


Não conhece nem dó nem ré


mas sabe ficar na ponta do pé.


Não conhece nem mi nem fá


mas inclina o corpo para cá e para lá.


Não conhece nem lá nem si


mas fecha os olhos e sorri.


Roda, roda, roda com os bracinhos no ar


não fica tonta nem sai do lugar.


Põe no cabelo uma estrela e um véu


e diz que caiu do céu.


Esta menina


tão pequenina


quer ser bailarina.


Mas depois esquece todas as danças,


e também quer dormir como as outras crianças.






(Cecília Meireles)

domingo, 15 de agosto de 2010

Baby- class

O curso de Baby Class é voltado para crianças a partir dos 3 anos de idade e tem por principal objetivo despertar o gosto pela dança e pela própria expressão a partir do conhecimento do próprio corpo.


A criança, ao descobrir-se explorando seu corpo, cria autoconfiança, sentindo-se com capacidade para tomar decisões e explorar o ambiente. Desenvolve autonomia, eleva a auto-estima, a consciência espacial e corporal e também melhora o ritmo. Também se inicia o contato com a técnica clássica e noções de uma postura correta.

O curso auxilia no desenvolvimento das capacidades e habilidades da criança como um todo, levando em conta seu mundo imaginário e suas fantasias. O Ballet infantil ou Baby Class, proporciona as crianças momentos prazerosos onde a dança não se torne apenas demonstração de pura técnica, mas sim liberdade de expressão através de exercícios lúdicos como estátua, mímica e outras brincadeiras que visam desenvolver o ritmo, a musicalidade, coordenação motora, disciplina, socialização, postura, concentração e, sobretudo o incentivo a criatividade e interpretação.

Nova Sede

Em 2011 o Studio estará com novas instalações para melhor atendê-los.

Joinville 2010

Irany Sguillaro e Marcela Sguillaro estiveram presentes no Festival de Dança de Joinville do dia 21 ao dia 31 de julho.
Participaram de cursos de sapateado e jazz e apresentações em palco aberto.
Alunas do Studio acompanharam as professoras participando de cursos e oficinas.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Prêmio Quality

Pela primeira vez uma Escola de Dança recebeu o prêmio como Melhor Escola da Cidade de Atibaia.
Competência, qualidade, profissionalismo e atendimento está em primeiro lugar.
A Escola conta com um espaço agradável e arejado de 2 salas de aulas equipadas com TV e DVD para estudos; jardim de inverno; vestiário masculino e feminino com chuveiro; segurança por meio de catraca; estacionamento; loja com uniformes, sapatilhas, etc. Além de contar com uma parceria com academia de musculação, nutricionista num só lugar.
Merecidamente com apenas 1 ano de funcionamento, recebeu o Prêmio dia 13 de Maio no Restaurante Paiol.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Apresentações em Campinas

Após o sucesso do Festival`"Áfrika", duas coreografias se apresentaram nos dias 9 e 10 de dezembro de 2009 no Centro de Convivência - Campinas no festival da sapateadora, professora, coreógrafa e madrinha do Studio - Christiane Matallo.